sábado, 21 de novembro de 2009

Muito interessante "LEIS DO ENSINO"

ENCONTREI NA NET E ACHEI IMPORTANTÍSSIMO COLOCAR NO MEU BLOG PARA QUE EU POSSA ESTUDAR E MEDITAR E A QUEM IMPORTA-SE COM ESSES ASPECTOS DO MARAVILHOSO MINISTÉRIO DO ENSINO
DA PALAVRA DE DEUS

LEIS DO ENSINO
Um guia para o bom professor
“... Como poderei entender, se alguém não me ensinar?...” Atos 8:31

1. Lei do Professor
O professor precisa conhecer o que vai ensinar.
Dedução: Quem pára de crescer hoje, pára de ensinar amanhã. (Spurgeon)
O professor eficiente é aquele que baseia seu ensino em uma rica experiência de vida. Ninguém pode ensinar o que não sabe. Seja humilde e tenha predisposição para aprender.
Qualidades do Bom Professor
1. Autêntico
2. Respeitador
3. Empático
4. Cheio do Espírito Santo
Regras do Bom Professor
1. Preparar a lição com estudo recente.
2. Estudar a lição até tornar-se familiar e clara.
3. Descobrir a relação da lição x aluno.
4. Procurar materiais apropriados para ajudar a comunicar a verdade da lição.
5. Achar tempo para estudar.
6. Ter um plano de aula.

2. Lei do Ensino
A maneira como os alunos aprendem deve determinar a maneira como ensino
Dedução: Não se avalia nossa eficiência pelo que fazemos mas pelo que nosso alunos fazem.
Para sermos professores eficientes, não basta dominarmos o conteúdo a ser ministrado. Precisamos também conhecer aqueles a quem iremos ensinar.
Metas com a Lei do Ensino
1. Ensinar os outros a pensar
2. Ensinar os outros a trabalhar
3. Ensinar os outros a aprender

3. Lei da Comunicação
Para que haja comunicação é necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.
Dedução: A linguagem usada no ensino precisa ser comum ao professor e ao aluno.
Ensino é atividade centralizada no professor, isto é, a transmissão da matéria.
Aprendizagem é centralizada no aluno, isto é, a retenção da lição.
Ensino e Aprendizagem é a comunicação entre aluno e professor (emissor e receptor).
• Derrubar barreiras existentes na comunicação é tarefa do professor.
• Se o receptor não entendeu a comunicação, a culpa não é do receptor, e sim do emissor.
• Se o aluno não entendeu determinado assunto a culpa é do professor.
• Se ele não estava prestando atenção a culpa continua sendo do professor, pois ele tem que conseguir prender a atenção do aluno.
Precisamos eliminar os fatores que provocam desconcentração. Fazer com que nos digam o que estão aprendendo e como podem aplicar a lição em suas vidas.

4. Lei da Preparação
O processo ensino-aprendizagem é mais eficiente se tanto professor como aluno estão previamente bem preparados.
Dedução: O processo ensino-aprendizagem exige inspiração e transpiração
Como Preparar Uma Lição
1. Estudar a lição com antecedência.
2. Relacionar a lição à vida dos alunos, adaptando se necessário.
3. Escolher os métodos.
4. Obter e preparar os materiais a serem utilizados.
5. Fazer plano de aula.

Vantagens de um Plano de Aula
1. Fixa bem a lição na mente do professor.
2. Dá ao professor um plano de operação.
3. Divide a lição em atividade cronologicamente equilibrada.
4. Inclui participação planejada.
5. Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista.
6. Convença sempre seus alunos a fazerem anotações. Isso leva à participação e, com isso, seus alunos estarão sempre ansiosos e prontos, preparados para a próxima aula.

Bibliografia
1. Franzen, Edson de Almeida e. A Bíblia da Religião - Livro 30 - Introdução ao Ensino Cristão. Editora Herr Curitiba (PR), 1998.
2. Hendricks, Howard, Ensinando para Transformar Vidas. Editora Betânia, Belo Horizonte (MG). 1987

Extraído de:http://joelbarbosa.blogspot.com

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